terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Menopausa




A menopausa é uma condição fisiológica definida como o término permanente da menstruação, devido à perda da função folicular ovariana. Clinicamente a menopausa é diagnosticada após doze meses de amenorréia. A determinação da idade de menopausa é difícil devido à variabilidade individual e populacional. Contudo, estima-se que ocorra em média aos 51 anos de idade.
O ciclo menstrual raramente cessa de forma abrupta, sendo a transição menopáusica (perimenopausa) o período durante o qual ocorre ampla flutuação nos perfis hormonais marcando a transição da fase reprodutiva para a não reprodutiva. Tendências teóricas destacam que a perimenopausa precede a menopausa em dois a oito anos. As representações, fisiológica e clínica da perimenopausa, não estão completamente compreendidas. Estudos propõem que ela iniciaria quando os sistemas neurohormonais que modulam a ovulação tornam-se desregulados e que subsequentemente ocorreriam alterações nos ciclos menstruais.
Na bioquímica clínica as alterações hormonais típicas que acontecem após a menopausa, em comparação com mulheres que ainda ovulam, são as reduções dos níveis séricos de 17-β-estradiol (E2), comumente referido como estrogênio ou estrógeno, e aumento dos níveis séricos do hormônio folículo estimulante (FSH).
Certos parâmetros bioquímicos também se encontram alterados na menopausa. Estudos mostram que os níveis de ferro (Fe) no corpo aumentam na pós-menopausa  e os estoques de Fe , bem como entre o IMC e o Fe , com a densidade mineral óssea (DMO) em mulheres. Contudo, os níveis corpóreos de Fe podem diminuir, não só devido à má alimentação , mas também em decorrência de atividade física intensa  e do processo menstrual induzido, avaliando o efeito da idade, sexo e outros fatores em parâmetros bioquímicos no sangue humano, observaram que os níveis de creatinina tendem a aumentar com o envelhecimento, enquanto o cálcio e a albumina tendem a diminuir progressivamente. Algumas dessas alterações ocorrem em mulheres, aproximadamente aos 50 anos, podendo ser atribuídas às alterações hormonais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário