quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Leite de Cabra Pode Reduzir Risco de Colesterol Alto

Estudos realizados no Ceará, pela Embrapa Caprinos e Ovinos, mostraram que o aumento induzido do teor de ácido linoléico conjugado (CLA) do leite de cabra é capaz de reduzir o risco de doenças, como a hipercolesterolemia, e diminuir os índices de glicose no sangue. O CLA é encontrado na alimentação, presente em carnes e derivados bovinos, principalmente.
O estudo foi iniciado com a alteração da alimentação das cabras, que foram alimentadas com ração composta de óleo de soja e forragem verde. Feita essa mudança, o leite das cabras foi analisado. Os pesquisadores da Embrapa buscam alternativas de alimentação das cabras para enriquecimento do leite desde o ano de 2004.
O próximo passo será a produção em grande escala, cerca de 500 litros, para ser incorporado nas rações experimentais de ratos hipertensos e com colesterol alto. Caso o resultado seja positivo, os pesquisadores buscarão experimentar o leite enriquecido em humanos. Esse projeto envolve cerca de 30 pesquisadores e diversas Universidades Federais, além de ter total apoio da Embrapa.

Um comentário: